Coleção Instituto Histórico de Passo Fundo (CIHPF)
Elemento de conjunto
- Classe de recurso
- Collection
- Título
- Coleção Instituto Histórico de Passo Fundo (CIHPF)
- Descrição do acervo
- A Coleção é formada por itens doados pela comunidade, muitos anônimos, constituindo-se em documentos sobre e história de Passo Fundo, documentos privados, fotografias, relatórios, material publicitário, mapas, estatutos, jornais e livros.
- Datas limite
- 1857-2025
- Titular do acervo
- Instituto Histórico de Passo Fundo
- Histórico do Titular
-
Em 15 de abril de 1954, Jorge Edeth Cafruni junto a outros 41 membros-fundadores, criavam uma instituição com o objetivo inicial de reunir informações para o primeiro centenário do município de Passo Fundo, que aconteceria em 1957.
Sem fins lucrativos, é a mais antiga instituição de preservação histórica no município. O Instituto Histórico de Passo Fundo possui sua Sede própria desde 2017, viabilizada pelo casal Celina e Carlos Madalosso, e está localizada na Rua Texeira Soares, n° 1268, fazendo parte também do Espaço Cultural Roseli Dosleski Pretto.
O objetivo principal da Instituição é promover a pesquisa e apoiar o registro da história local, tornando-se um centro de atração de acervos compostos por documentos - cartas, registros, fotografias e certidões - livros, objetos e outros materiais provenientes de diversas origens. A partir desta função de guarda e socialização do patrimônio documental - preservando, estudando, documentando e protegendo - o IHPF desenvolve atividades pedagógicas e de educação patrimonial com a comunidade, divulgando as potencialidades de seu acervo histórico. A exemplo disso, são realizadas mensalmente exposições, encontros temáticos presenciais e online, e visitas à Sede.
Essas ações alinhadas aos objetivos do IHPF pois, a partir de processos educativos, fortalece e mobiliza a comunidade para que ela compreenda o significado de suas práticas culturais, datas comemorativas e a importância da preservação do patrimônio histórico/cultural durante o passar do tempo. - Para mais informações acesse Projeto Passo Fundo
- Custódia e aquisição
- Doação permanente
- Composição, organização e localização
- O acervo é composto documentos sobre e história de Passo Fundo, documentos privados, fotografias, relatórios, material publicitário, mapas, estatuto. Os documentos estão organizados em: documentos sobre e história de Passo Fundo, documentos privados, fotografias, relatórios, material publicitário, mapas, estatuto.
- Palavras-chave
- História de Passo Fundo
- Direitos de reprodução e uso
- Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. A reutilização destes conteúdos é livre e gratuita devendo ser mencionado o IHPF como fonte de referência, na seguinte forma: Acervo Instituto Histórico de Passo Fundo.
- Hierarchies
-
Coleções
- Coleção Antonio Augusto Meirelles Duarte (CAAMD)
- Coleção Cesar Benck (CCB)
- Coleção Cláudio de Souza Della Méa (CCSD)
- Coleção Danilo Loureiro Zimmermann (CDLZ)
- Coleção Deisi Fanfa (CDF)
- Coleção Emilio Brkanitch (CEB)
- Coleção Fabiana Beltrami (CFB)
- Coleção Firmino da Costa (CFC)
- Coleção Igor Schneider Calza (CISC)
- Coleção Instituto Educacional (CIE)
- Coleção Instituto Histórico de Passo Fundo (CIHPF) (10 items)
- Coleção Ivanio Susin (CIS)
- Coleção Luiz Soldatelli Neto (CLSN)
- Coleção Mariane Loch Sbeghen (CMLS)
- Coleção Marilia Bernardon (CMB )
- Coleção Paulo Giongo (CPG)
- Coleção Pedro Ari Verissimo da Fonseca (CPAVF)
- Coleção Tania Maria Kuchenbecker Rosing (CTMKR)
- Coleção Telmo Dossa (CTD)
- Coleção FotoMemória (CFM)
Itens
-
Família Seady-Marques
Identificados, na primeira fila da esquerda para a direita: o imigrante Emílio Seady, Venito Seady, Ressuy Seady, Margarida Mendes Marques, Estela M. Marques, Maria Célia Marques Delvaux e Cipriana Mendes Marques. Na segunda fila: Josino M. Marques, João Seady, Nuncia Seady, Jeronymo M. Marques e Argemiro Marques. Na terceira fila: Daniel Mendes Marques, Felipe e Ernesto Delvaux. -
Edifício Rotta
Prédio Rotta, em outubro de 1942. O Edifício foi construído no mesmo ano, por Carlos Rotta, cuja família ocupava o segundo andar do prédio. No primeiro andar funcionava o Cine Imperial. A edificação substituiu a casa da família Freitas, construída pelo Capitão Jovino da Silva Freitas. Em primeiro plano, podemos ver um dos postes do serviço de autofalantes da Casa Sonora Guarani, de propriedade de Eleodoro Antunes. Ao lado, nota-se a construção da Catedral de Passo Fundo. Estava em cartaz, naquele momento, no Cine Imperial, o filme Suspeita. -
Serviço de Terraplanagem
Serviço de Terraplanagem no Boqueirão, realizado na década de 1950. -
Posto Esso Boqueirão
Posto Esso Boqueirão, vendo-se o Bar, churrascaria e dormitório Gobbi e o bebedouro de animais. -
Terraplanagem
Vista da Avenida Brasil, em direção ao Secchi, durante os serviços de terraplanagem. Vê-se, em destaque a "casa branca" , de propriedade da família Nogueira. A direita, pode-se ver parte do prédio do Hotel Brasil, que ficava localizado na esquina da atual rua Livramento, no Boqueirão. -
IHPF_006
File: IHPF_006.jpg -
Clube Caixeiral Campestre, Carnaval de 1998
File: clube_caixeral005.jpg -
Clube Caixeiral Campestre, Carnaval de 1997
Rainha do Carnaval 1997 -
Clube Caixeiral Campestre, Carnaval de 1995
Rainha do Carnaval de 1995