Fundo Ney Eduardo Possap D Ávila (FNEPA)

Elemento de conjunto

Classe de recurso
Collection
Título
Fundo Ney Eduardo Possap D Ávila (FNEPA)
Descrição do acervo
Recortes de jornais, xerox de documentos, originas de publicações. Doado pelo titular, Ney Eduardo Possap D Ávila, como Doação permanente.
Datas limite
1990-2010
Titular do acervo
Histórico do Titular
Ney Eduardo Possapp d’Avila nasceu em Passo Fundo, dia 25 de fevereiro, terça-feira de Carnaval de 1941. Filho de Narciso Vieira d'Avila (natural de André da Rocha) e Olinda De Bona Possapp (natural de Caxias do Sul).

Desde os tempos de Ginásio, militou na política estudantil, na imprensa estudantil e na Juventude Estudantil Católica - JEC. Em 1960 interrompeu os estudos para prestar o Serviço Militar. Em março de 1961 deu baixa, no certificado de reservista de 1a categoria consta cabo Fuzileiro Sapador apto à promoção a 3º Sargento.

Recém egresso do quartel retomou a militância na política estudantil. Em julho foi eleito vice-presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas - UGES. Transferiu-se para Porto Alegre, assumiu a presidência da Comissão Pró-Casa do Estudante Secundarista do Rio Grande do Sul, tendo dado início efetivo à obra.

Findo o mandato na UGES, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade no Colégio Marista Rosário e ingressa no Curso de Economia da URGS, passando a militar no Diretório Acadêmico, na Juventude Universitária Católica - JUC e na Ação Popular - AP.

O golpe militar do 1o de abril de 1964 o encontra em plena militância. A tentativa de reeditar a Legalidade é desautorizada. Logo se convence que o caminho mais seguro é abandonar a Economia na UFRGS. Em 1965 foi estudar na URSS, em Moscou. Cursou Planificação da Economia Nacional na Universidade da Amizade dos Povos “Patrice Lumumba”.

Conheceu países da Europa, Ásia e África. Aprendeu diversos idiomas. Trabalhou em restaurantes na Suécia. Na França trabalhou na construção civil, em restaurantes e na agricultura. A Revolução dos Cravos o levou para Portugal, foi tradutor e intérprete de Russo, professor de Russo e de Português do Brasil.

Logo após a Anistia veio ao Brasil, mas apenas retomou definitivamente em 1981. Licenciou-se em História pela Universidade de Passo Fundo, em 1988. Recebeu o título de Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1993.

Em 1996 publicou seu primeiro livro, Passo Fundo - Terra de Passagem. Foi professor, Coordenador de Unidade e Diretor Regional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Atualmente dedica-se à pesquisa da história de Passo Fundo e região.

Possui uma filha, nascida em Moscou, Jana Eleonora e um neto, Murilo Tayti, ambos moram em São Paulo/SP.

Escreveu os livros: 2001 - Caixeiral Campestre Tênis Clube (1901-2001): cem anos de história; 2006 - Memória Carazinhense: Catálogo de entrevistas de História Oral; 2011 - Um Olhar Sobre a Legalidade; 2012 - Degola e Degoladores.
Para mais informações acesse Projeto Passo Fundo
Custódia e aquisição
Composição, organização e localização
O acervo é composto por recortes de jornais, xerox de documentos e publicações. Os documentos estão organizados em: atuação acadêmica, documentos pessoais, produção intelectual, dossiês.
Palavras-chave
História de Passo Fundo
Direitos de reprodução e uso
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. A reutilização destes conteúdos é livre e gratuita devendo ser mencionado o IHPF como fonte de referência, na seguinte forma: Acervo Instituto Histórico de Passo Fundo.

Itens

0 resultados
Busca avançada
0 resultados