-
Título
-
Fundo Delma Rosendo Gehm (FDRG)
-
Descrição do acervo
-
Documentos da atuação profissional e civil, produção intelectual, documentos pessoais e fotografias; O acervo foi uma doação permenente pelo neto da titular;
-
Datas limite
-
1880 – 2008
-
Histórico do Titular
-
Delma Rosendo Gehm (Nasceu em Passo Fundo/RS dia 07/10/1917 - Faleceu em Passo Fundo/RS dia 29/05/2008) atuou na Escola Protásio Alves, no Colégio Estadual Nicolau Araújo Vergueiro (hoje EENAV) e no Instituto Educacional. Atuou como Secretária Municipal de Educação, na gestão do prefeito Mário Menegaz, sendo a primeira mulher a desempenhar a função. Presidiu a Sociedade das Senhoras dos Caixeiros Viajantes, a Sociedade de Amparo à Maternidade (SAMI), a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Academia Passo-Fundense de Letras, tendo sido a primeira presidente mulher, na gestão 1972-1973.
-
Para mais informações acesse Projeto Passo Fundo
-
Composição, organização e localização
-
O acervo é composto pela produção intelectual da professora Delma Gehm, incluindo os originais de suas obras, recortes de jornais, livros e documentos relacionados a diversas instituições de Passo Fundo. Os documentos estão mantidos por temática, organizados por: atuação profissional, atuação civil, produção intelectual, documentos pessoais, coleção, fotografias.
-
Palavras-chave
-
História de Passo Fundo
-
Literatura
-
Conteúdos relacionados
-
Estamos nós, aqui reunidos, para reverenciar a memória de uma mulher. De uma grande mulher: Delma Rosendo Gehm, cujo nascimento e morte ocorreram na terra do seu coração – Passo Fundo.
Sua trajetória, seu discernimento, sua conduta retilínea, seu interesse inabalável e seu amor pelo município de Passo Fundo, fazem nos reunirmos com os mesmos sentimentos, para reverenciar a memória dessa mulher, carinhosamente chamada de Dona Delma.
D. Delma procurava estar sempre presentena vida desta comunidade, hoje mais fraterna. Era uma mulher extremamente ativa, jovial no que se referia às idéias, estava sempre pronta para o debate que dissesse respeito à vida da sua cidade natal, que dissesse respeito a seus valores morais, cívicos, culturais (Welci Nascimento, 2006).
-
A grande mulher que registrou a história de Passo Fundo
-
Direitos de reprodução e uso
-
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. A reutilização destes conteúdos é livre e gratuita devendo ser mencionado o IHPF como fonte de referência, na seguinte forma: Acervo Instituto Histórico de Passo Fundo.
-
Atualizado por
-
Administrador
-
Última atualização
-
22/03/2025